Na tarde de segunda-feira (6), atendendo à determinação do Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, por meio do Coronel PM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, lançou na Praça da Igreja da Matriz em Jequié (BA), a Operação Hórus. A ação tem como objetivo intensificar o combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), tráfico de drogas, armas de fogo e outras práticas criminosas.
O evento contou com a presença do Comandante Geral da Policia Militar Coronel PM Paulo Coutinho, do Subsecretário de Segurança Pública, Marcel Oliveira, do Comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPR-SO), Coronel PM Paulo Guimarães, e da Delegada Rogéria Araújo, Diretora do Departamento de Polícia do Interior (Depin), além de representantes da Polícia Civil, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e do Prefeito Zenildo Brandão.
A operação, que segue por tempo indeterminado, partiu da Secretaria de Segurança Pública (SSP). As tropas empregadas incluem o Batalhão de Polícia de Choque, o Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo), as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Central, Cacaueira e Sudoeste, a Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Sudoeste, o Esquadrão de Motociclistas Falcão, o 19º Batalhão e o Grupamento Aéreo (Graer).
Estão sendo realizadas ações estratégicas e integradas, a PMBA reafirma seu compromisso em seguir firme na missão de proteger a população e reduzir a criminalidade.
Operação Hórus
A Operação Hórus, iniciada em Salvador em outubro de 2024, demonstrou grande eficácia ao registrar uma redução de 42% nos homicídios no primeiro mês de atuação. Com a mesma metodologia, a ação em Jequié contará com um reforço de 60 policiais militares e o apoio de 17 viaturas, incluindo carros e motocicletas, além de recursos tecnológicos avançados.
Com essas medidas, a Polícia Militar reforça seu compromisso de garantir a segurança da população de Jequié, promovendo ações integradas e focadas na redução da criminalidade.
Por: Portal Alô Pilões