STF confirma lei paulista que pune empresas por trabalho escravo

STF confirma lei paulista que pune empresas por trabalho escravo

Justiça


Empresas paulistas que venderem produtos feitos do trabalho escravo serão punidas.

E essa punição pode levar até o cancelamento da inscrição da empresa no cadastro de contribuintes do ICMS. Com a medida, a empresa perde a permissão para comercializar produtos e não consegue operar.

É que o Supremo Tribunal Federal decidiu, nessa quarta-feira (9),  manter a validade da lei do estado de São Paulo que pune esses empreendedores.

Por 10 votos a 1, os ministros rejeitaram uma ação da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que considera a lei paulista inconstitucional.

A legislação prevê ainda que os sócios das empresas envolvidas nas irregularidades devem permanecer por dez anos sem exercer a mesma atividade comercial.

Mas, os ministros do Supremo destacaram que a punição deve ocorrer quando ficar provado que os sócios tinham conhecimento da irregularidade na cadeia de produção das mercadorias adquiridas.

Somente o ministro Dias Toffoli discordou da maioria. Ele argumentou que a lei de São Paulo invadiu competência da União para disciplinar a matéria.




Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *