A maioria das operadoras do Brasil, 96,8%, já bloqueou a rede social Rumble. Elas cumprem à determinação do ministro Alexandre de Moraes, de suspensão da plataforma de vídeos no Brasil.
A informação está no balanço enviado pela Anatel ao próprio ministro Alexandre de Moraes.
Segundo a agência, o número reflete o percentual de acessos presentes nas redes de 161 prestadoras testadas entre as 200 maiores do país. Entre as quais, Claro, Vivo, Tim e Oi, que já realizaram o bloqueio.
A Anatel vai continuar o monitoramento das demais operadoras para dar cumprimento à ordem do STF.
Na sexta-feira, Moraes determinou a suspensão após a plataforma não indicar, no prazo de 48 horas, um representante legal no Brasil, condição obrigatória para funcionar em território brasileiro. A decisão faz parte de um processo que envolve o blogueiro Allan dos Santos, que teve a prisão decretada aqui no país e que atualmente está fugitivo nos Estados Unidos.
Segundo Moraes, apesar da determinação da suspensão dos perfis nas redes sociais, Allan continua criando novas páginas para continuar o “cometimento de crimes”. Ele é alvo de dois inquéritos no Supremo: um por atos antidemocráticos e outro, disseminação de notícias falsas.
A decisão de Moraes acontece em um momento em que o grupo de mídia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a Rumble recorreram à Justiça norte-americana para acusar o ministro de “censurar” as plataformas e suspender contas de usuários.