Pelo menos 15 estados iniciaram a semana com tempo abafado e alerta para chuvas intensas.
A passagem de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul está aumentando as condições para temporais e ventos fortes na região Sul nesta segunda-feira. A previsão indica que as chuvas do fim de semana continuarão atingindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com riscos de descargas elétricas, queda de granizo, enxurradas e alagamentos em áreas urbanas.
No Rio Grande do Sul, a situação é de alerta para as bacias hidrográficas das regiões de Pardo, Baixo Jacuí, Negro, Camaquã e Mirim-São Gonçalo. Em algumas áreas, os volumes de chuva podem chegar a 100 milímetros, com rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora. A Prefeitura de Porto Alegre emitiu um alerta para possíveis tempestades e rajadas de vento e orienta a população a evitar áreas alagadas, procurar locais seguros e manter distância de árvores, muros e postes.
Em Santa Catarina, 13 municípios permanecem em estado de emergência por conta das chuvas. Florianópolis e Balneário Camboriú continuam em alerta para alagamentos.
No Paraná, a previsão aponta maior instabilidade a partir do oeste e do sul do estado, com possibilidade de temporais isolados.