Uma cerimônia, nesta sexta-feira, 17, marcou a reabertura de 100 leitos e a operação de novos aparelhos de raio-X no Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro.
Outros 118 leitos vão ser reabertos até o fim de janeiro, assim como a emergência da unidade de saúde, que é referência em cirurgias.
A medida faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais no Rio de Janeiro, que prevê, neste ano, a abertura de mil leitos hospitalares em três unidades: Bonsucesso, Andaraí e Cardoso Fontes.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou do ato de reabertura dos leitos. Ela destacou que essa é uma primeira etapa de recuperação do hospital.
Segundo o ministério, o restabelecimento pleno dos leitos permite um salto na capacidade de atendimento, reduzindo filas e ampliando o acesso aos serviços de saúde.
Nos últimos 60 dias, o Hospital Federal de Bonsucesso recebeu 1,8 mil funcionários para auxiliar na ampliação de atendimentos dos leitos reabertos.
A unidade é administrada, desde outubro do ano passado, pelo Grupo Hospitalar Conceição, empresa estatal pública do Rio Grande do Sul. O hospital possui mais de 56 serviços especializados, sendo referência em cirurgias oncológicas.
Além disso, o Hospital Federal de Bonsucesso é referência no Sistema Único de Saúde do estado em transplante renal, além do atendimento à gestante e ao recém-nascido de alto risco.