O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado nesta segunda-feira (13). As notas podem ser conferidas na página do participante, com o login único da plataforma gov.br. Dos 4,3 milhões inscritos, mais de 3 milhões fizeram a prova em novembro do ano passado.
Doze estudantes de dez estados tiraram nota mil na redação, sendo apenas um de escola pública, um aluno de Minas Gerais. O ministro da Educação, Camilo Santana, comentou a redação e considerou positivo o balanço geral do Enem:
“Apenas Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo obtiveram nota mil na redação, e da rede pública, apenas um estado: Minas Gerais. A gente considera que foi até positivo quando a gente amplia praticamente, de 2022 para 2024, quase 900 mil novos inscritos, a gente aumenta a média geral. Mas realmente nós tivemos Linguagens e Redação tiveram pontuações singificativas, enquanto as outras tiveram variações pequenas”.
Nesta terça-feira (14), o presidente Lula lança o programa Mais Professores, que busca reconhecimento e valorização dos docentes da educação básica e anuncia novidades no programa Pé-de-Meia para licenciatura.
O ministro da Educação, Camilo Santana, falou também sobre o lançamento de um prêmio para educação básica no Brasil:
“Em breve vamos estar anunciando à imprensa e à população brasileira as categorias para reconhecimenot de esforços de melhoria da qualidade de educação básica no nosso país por município, por estado, por rede, por escola… Uma forma de reconhecer e dar transparência aos resultados e reconhecer os esforços das redes de educação em todo o Brasil “.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Os resultados individuais estão disponíveis no site enem.inep.gov.br/participante.
As notas podem ser usadas no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, no Prouni, o Programa Universidade para Todos, e no Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil. A consulta às vagas no Sisu começa nesta terça, com início das inscrições já na próxima sexta-feira, dia 17. Já o Prouni tem inscrições entre 24 e 28 de janeiro; e o Fies, de 4 a 7 de fevereiro.