Polícia prende homem acusado de envenenar nove pessoas no Piauí


A Polícia Civil do Piauí prendeu, nesta quarta-feira (8), Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, em Parnaíba, no litoral piauiense. Ele é acusado de envenenar a refeição consumida por sua família no dia 1º de janeiro deste ano, que levou à morte de seus dois enteados e de outras duas crianças.  No total, 9 pessoas da mesma família foram hospitalizadas, após consumirem um arroz que continha uma substância semelhante a que é encontrada no veneno conhecido popularmente como chumbinho. Quatro receberam alta, entre elas, o próprio Francisco.

Os investigadores tratam o caso como homicídio e buscam agora saber a motivação e se  há mais alguém envolvido no envenenamento.  A prisão de Francisco inicialmente é temporária, pelo período de 30 dias, podendo ser prorrogada. O inquérito policial segue os mesmos prazos.

O Delegado Abimael Silva, da Delegacia de Homicídios de Parnaíba elencou alguns pontos que levaram à prisão de Francisco:

“Ele deu mais de três versões do que aconteceu nesse intervalo. Essa informação, ela entra em contradição com um depoimento de todas as outras que estão em consonância. O seu Francisco de Assis, ele tinha um baú do lado do fogão, fechado no cadeado.  Esse baú, ninguém tinha acesso era o único lugar da casa possível para esconder uma coisa que ninguém saberia.”

O Delegado Abimael destacou que a relação familiar também reforça a suspeita.

“Ele não falava com nenhum dos filhos, nenhum dos enteados. E ele tinha um sentimento de ódio específico em relação a Dona Francisca, certo? A Francisca,  mãe das crianças,  esse sentimento de ódio que ele tinha relação dela era tão grande que mesmo com ela no leito da morte, ele não conseguia esconder isso no depoimento dele. 

O  Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, que fica em Parnaíba, confirmou a morte da quarta vítima de envenenamento, Francisca Maria da Silva, de 32 anos, enteada do suspeito, nessa terça-feira (7). Dois filhos de Francisca, com idades de um e três anos, e o irmão dela, também faleceram em consequência do consumo do alimento contaminado. Uma terceira filha de Francisca, de 4 anos, permanece internada em estado grave no Hospital de Urgência de Teresina. 

A Polícia Civil do Piauí confirmou que a perícia realizada pelo Instituto de Criminalística do Departamento de Polícia Científica encontrou a  presença da substância “terbufós”, inseticida agrotóxico utilizado na agricultura, nas amostras de alimentos ingeridos pela família – arroz, feijão e farinha -, assim como no exame feito no estômago de uma das vítimas Manoel Leandro da Silva. Nas amostras de peixe que a família recebeu como doação  no dia 31 de dezembro passado, nada foi encontrado, com isso, o casal que fez a doação não é considerado suspeito.

* Produção de Dayana Vitor.




Fonte: Radioagência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *