Enfermeiros e enfermeiras terão, em breve, um auxílio na palma da mão na hora de atuar na prática clínica. O aplicativo “Enf na Dose Certa”, que ajuda a prevenir erros de medicação em pacientes adultos e idosos, está em estágio avançado e aguarda a publicação nas lojas digitais.
A plataforma foi desenvolvida a partir de um projeto na Universidade Federal Fluminense (UFF) e possui diversas ferramentas para facilitar a rotina dos profissionais e melhorar a experiência dos pacientes que receberão as doses estabelecidas.
A professora e coordenadora do projeto, Maithê Goulart, detalha como o aplicativo vai funcionar na prática clínica:
SON 1
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os erros de medicação custam cerca de 42 bilhões de dólares por ano e estão entre os eventos adversos nos cuidados em saúde que resultam em mais de 2 milhões de mortes anuais em países em desenvolvimento.
Maithê Goulart afirma que são dados alarmantes, os quais reforçam o desenvolvimento do projeto, que busca prevenir esses erros.
SON
O aplicativo foi validado por três especialistas em enfermagem quanto ao conteúdo, aparência e usabilidade. Ele também foi avaliado por profissionais da área, público-alvo da ferramenta. A expectativa é alcançar profissionais em regiões remotas do Brasil.
O projeto recebeu financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) e contou com a colaboração de quatro alunas de graduação em enfermagem da UFF.