A onda de calor continua no Rio Grande do Sul até esta quarta-feira (26). Os termômetros podem atingir 40°C em algumas cidades, como Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre, Passo Fundo e Erechim.
O Sindicato de Professores chegou a cobrar a suspensão das aulas por conta do calor, mas, após uma reunião nesta terça-feira (25), o governo decidiu manter as atividades na rede estadual.
Segundo a Secretaria de Educação, algumas medidas preventivas foram tomadas para evitar a paralisação no ensino, tais como: mudanças nos horários das aulas, das atividades, no cardápio da merenda e na hidratação.
Apesar do calor, a previsão do Inmet é de chuva, como explica a meteorologista Dayse Moraes:
“Apesar de a gente estar com um aviso de onda de calor, as temperaturas estão 5°C acima da média em alguns pontos. A gente vai permanecer, né, com essas temperaturas elevadas, só que a gente tem previsão de chuva também. Então, pelo menos amanhã, tem esse aviso por lá, né, de onda de calor, as temperaturas ficam elevadas, mas aí já começa a chover, entrar um pouco mais de umidade, e as pancadas de chuva começam. Melhora um pouco a temperatura por lá”.
A previsão do tempo para outros 17 estados e o Distrito Federal é de chuvas intensas. Amazonas, Pará, Mato Grosso, Tocantins e Goiás podem ter acumulados de 100 milímetros em 24 horas, com ventos de até 100 km/h.