Em 1932, o Brasil celebrou uma conquista na história da cidadania: a conquista do voto feminino, que foi alcançada após anos de luta. Esse marco representou um avanço na inclusão das mulheres no processo democrático do país. Após 93 anos dessa conquista, o programa Viva Maria faz uma reflexão sobre os avanços alcançados, mas também sobre os retrocessos que ainda precisam ser enfrentados, especialmente no que se refere à representatividade política.
Nesta edição de 24 de fevereiro, o programa Viva Maria celebra o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Sobre o tema, Mara Régia entrevista a socióloga Jaqueline Pitanguy, uma das coordenadoras da Cepia Cidadania – organização não governamental dedicada ao monitoramento da cidadania e dos direitos das mulheres.
Ela que tem acompanhado de perto esse processo e afirma que, apesar das vitórias, a realidade política das mulheres brasileiras ainda está longe de atingir a paridade desejada. Segundo ela, o Brasil permanece entre os países com menor número de mulheres ocupando cargos políticos, seja a nível federal ou local.
Confira o programa no player.