Barragem se rompe e lama invade rio no interior do Amapá. O rompimento e a mudança na cor das águas foram registrados nessa terça-feira (11). A barragem fica no igarapé Água Preta, que deságua no rio Cupixi, no município de Porto Grande, a 100 km da capital, Macapá.
A Prefeitura do município, que tem 17 mil habitantes, decretou situação de calamidade pública.
Por enquanto, não há uma estimativa dos dados nem do impacto para a pesca e o consumo de água potável para quem vive no local.
O Governo do Amapá disse que está monitorando a necessidade de envio de água mineral, kits de alimentos e combustível para as comunidades ribeirinhas.
O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional também foi acionado para ajuda humanitária.
Um sobrevoo do Grupo Tático Aéreo, na terça-feira, no local teve que ser interrompido, por causa das fortes chuvas à tarde. Uma nova tentativa seria feita nesta quarta-feira.
Equipes do Meio Ambiente e da Saúde foram enviadas para análise da água. Também foi criada uma força-tarefa junto com as Secretarias Estaduais de Segurança, Assistência Social, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, para auxiliar na investigação das causas, na contenção dos danos e no suporte às comunidades da região.
A empresa Concessionária de Saneamento do Amapá Equatorial abriu uma investigação sobre a análise da água, em um monitoramento feito de hora em hora e repassado para o município. Por enquanto, não há informações oficiais sobre a empresa responsável pela barragem rompida.