A comunidade do Jardim Pantanal, na zona leste da capital paulista, segue enfrentando problemas causados pelo alagamento nas ruas e casas da região depois do temporal da última sexta-feira. A água já baixou, mas os transtornos não terminaram. Nessa quarta-feira (5), teve confronto entre moradores e agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
O problema aconteceu quando moradores foram até uma escola municipal da região para pedir o cartão de auxílio emergencial contra enchentes, distribuído pela prefeitura. Depois de horas na fila, eles foram informados que o atendimento tinha sido encerrado. Aí, começou a confusão, com algumas pessoas gritando para liberarem mais senhas.
O clima esquentou e virou um confronto, com pedras atiradas contra guardas municipais, que responderam com disparos de balas de borracha e bombas de efeito moral.
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana defendeu a ação dos agentes, que reagiram a uma tentativa de invasão da escola municipal. A secretaria diz ainda que os policiais foram alvo dos manifestantes e atuaram empregando equipamentos de menor potencial ofensivo para controle da situação, mas sem abusos.
Já a prefeitura de São Paulo informa que, desde sábado, foram entregues mais de 1.260 cartões emergenciais às pessoas que tiveram casas alagadas no Jardim Pantanal. E que analisa cerca de outros 3,5 mil cadastros, já que, segundo a gestão, pessoas de bairros não atingidos também estariam procurando pelo benefício.