Alternativa 104.9 FM
[URIS id=492]

Parceiros da Rádio

Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.2
Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.25
Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.26
Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.2588
Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.24
Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.2
Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.23
Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.267
IMG-20230518-WA0045
IMG-20230518-WA0046
IMG-20230518-WA0047
IMG-20230518-WA0048
IMG-20230518-WA0049
IMG-20230518-WA0050
IMG-20230518-WA0051
Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.2 Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.25 Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.26 Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.2588 Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.24 Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.2 Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.23 Imagem do WhatsApp de 2023-04-03 à(s) 19.29.267 IMG-20230518-WA0045 IMG-20230518-WA0046 IMG-20230518-WA0047 IMG-20230518-WA0048 IMG-20230518-WA0049 IMG-20230518-WA0050 IMG-20230518-WA0051

Agencia Brasil

Amapá melhora cobertura vacinal contra pólio após índice ruim em 2021

Publicado

sobre

Gostou? Compartilhe
ANÚNCIO
Amapá melhora cobertura vacinal contra pólio após índice ruim em 2021

Em 2021, apenas 44,2% dos bebês no Amapá tinham sido vacinados com as três doses da vacina injetável contra a poliomielite, registrando a pior cobertura vacinal do país para a doença. Mas em 2022, a situação foi completamente diferente: com 95% de cobertura, o estado da Região Norte foi um dos únicos que cumpriu a meta vacinal. O responsável por essa virada foi um projeto da Fiocruz, e de acordo com a coordenadora, Lurdinha Maia, seu maior trunfo foi o resgate do protagonismo local. 

ANÚNCIO

Infelizmente não foi apenas no Amapá, nem só a vacinação contra a pólio que ficou abaixo do ideal no Brasil nos últimos anos. Desde 2016, o país vem registrando baixos índices em praticamente todos os imunizantes. Um desafio para o Programa Nacional de Imunizações que chega aos seus 50 anos nesta segunda-feira. A peça-chave do sucesso da Fiocruz também é um dos focos do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado no início do ano pelo Ministério da Saúde. A ministra Nísia Trindade explica o que a pasta chama de microplanejamento. 

Os resultados ainda estão sendo consolidados, mas Nísia diz que já foi verificado aumento na vacinação em diversos estados. E de acordo com o coordenador do PNI, Eder Gatti, o programa também tem agido em outras duas frentes importantes: monitorar as fake news divulgadas pela internet para combater a desinformação sobre vacinas, e aprimorar o sistema de informações, para que o país tenha dados ainda mais confiáveis. 

Algumas administrações locais também já estão se movimentando. Para driblar a dificuldade que muitas pessoas têm de ir a um posto de saúde no horário comercial, a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, no começo do ano, o Super Centro Carioca de Vacinação, que funciona de domingo a domingo, até às 10 horas da noite. E das mais de 150 mil pessoas vacinadas lá, metade procurou o local à noite ou nos fins de semana. Mais uma prova de que a vacinação não deixou de ser uma cultura brasileira e com os estímulos certos, o país vai voltar a bater todas as metas e recuperar o título de país da vacina. Afinal de contas a nossa gente é pra brilhar, não pra adoecer de causas evitáveis. 
Saúde Brasília 18/09/2023 – 08:00 Nádia Faggiani / Pedro Lacerda Tâmara Freire – Repórter da Rádio Nacional PNI Amapá poliomielite Vacinação segunda-feira, 18 Setembro, 2023 – 08:00 5:09

Gostou? Compartilhe
Continue lendo
Anúncio

Agencia Brasil

Governador do RJ alinha plano de ação para atuar no Complexo da Maré

Publicado

sobre

Gostou? Compartilhe
ANÚNCIO
Governador do RJ alinha plano de ação para atuar no Complexo da Maré

O governador Cláudio Castro se reuniu nesta sexta-feira (29) com o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, para alinhar o plano de ação conjunta das forças estaduais e federais que vão atuar no Complexo da Maré.

Durante o encontro, Castro defendeu ações duras para enfrentamento da criminalidade que, nas palavras dele, “não tem a menor pena de usar crianças como escudo”.

ANÚNCIO

O governador antecipou que está sendo prevista uma ação para a área da Maré. A data, no entanto, não será divulgada. Castro se limitou a falar sobre a criação de um comitê Permanente e Integrado ao CICC-Centro Integrado de Comando e Controle- que integra todas as forças de segurança nacionais, com sedes regionais. E destacou a importância da inteligência no enfrentamento à violência.

As imagens divulgadas pela TV Globo nesta semana, de um treinamento de guerrilha feito por criminosos em plena luz do dia na Favela da Maré, foram alvo de comentários do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, que antecipou a linha de ação na comunidade.

Na coletiva após o encontro, no Palácio Guanabara, foi confirmado que a Avenida Brasil, principal via da capital fluminense, será patrulhada pela Policia Rodoviaria Federal. Mas a data ainda não foi definida.

Também já é certo que, na próxima semana, o ministro da Justiça, Flávio Dino, irá lançar o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, que prevê, entre outras medidas, a criação de uma rede integrada com os estados para combater facções criminosas e a atuação delas nos portos brasileiros.
Segurança Rio de Janeiro 29/09/2023 – 17:26 Vitória Santos / Alessandra Esteves Tatiana Alves – Repórter Rádio Nacional Complexo da Maré Guerrilha Claudio Castro sexta-feira, 29 Setembro, 2023 – 17:26 2:51

Gostou? Compartilhe
Continue lendo

Agencia Brasil

Assembleia do RJ aprova lei para pacientes com Epidermólise Bolhosa

Publicado

sobre

Gostou? Compartilhe
ANÚNCIO
Assembleia do RJ aprova lei para pacientes com Epidermólise Bolhosa

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou a lei que cria o Programa Estadual de Assistência Especializada em Epidermólise Bolhosa e concede pensão especial para os pacientes ou seus responsáveis.

A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para sancioná-la. Caso entre em vigor, a norma será batizada de “Lei Gui”, porque foi proposta pela mãe do menino Guilherme Gandra, o Gui, de apenas nove anos, que tem a doença e ficou nacionalmente conhecido, após viralizar na internet.

Um vídeo emocionante mostra o encontro de Gui com sua mãe, após o menino passar 16 dias em coma por conta da doença. Tayane Gandra diz que o projeto vai para auxiliar as famílias que não tem condições de arcar com o tratamento da doença.  

ANÚNCIO

O programa prevê a realização de consultas e exames específicos, atendimento de equipe multidisciplinar com capacitação e conhecimento científico da doença e acompanhamento genético para os pacientes e familiares. Além disso, garante uma bolsa auxílio para os pacientes ou seus responsáveis, já que o tratamento tem um custo mensal de R$ 30 mil  a R$ 70 mil.

De acordo com o presidente da Associação nacional de epidermólise bolhosa, Leandro Rossi, a doença ainda não tem cura, mas é possível ter melhor qualidade de vida com cuidados paliativos.

No Brasil, segundo a Associação, há 802 pessoas diagnosticadas com essa enfermidade. Nos últimos cinco anos, foram registradas 121 mortes por complicações da Epidermólise Bolhosa.

A doença consiste na ausência do colágeno-7, responsável pela fixação da derme com a endoderme. A epidermólise bolhosa é uma doença genética, geralmente descoberta no nascimento da criança e não é transmissível. Ela causa ferimentos e bolhas na pele e, em caso mais grave, pode afetar até mesmo os tecidos que revestem os órgãos. 

*Com supervisão de Tâmara Freire.
Geral Rio de Janeiro 29/09/2023 – 17:15 Tâmara Freire / Alessandra Esteves Yuri Miltersteiner – Estagiário Rádio Nacional * Epidermólise bolhosa lei Assembleia Legislativa sexta-feira, 29 Setembro, 2023 – 17:15 2:51

Gostou? Compartilhe
Continue lendo

Agencia Brasil

Estudo mostra que trânsito pode atrapalhar a conquista de um emprego

Publicado

sobre

Gostou? Compartilhe
ANÚNCIO
Estudo mostra que trânsito pode atrapalhar a conquista de um emprego

O trânsito pesado também pode atrapalhar a conquista de um emprego. Isso porque as áreas centrais dos municípios são as que têm mais oportunidades, mas são também as mais difíceis de chegar por causa do congestionamento. Essa é a conclusão de um estudo do Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 

São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são as cidades mais afetadas. Na capital paulista, em média, as pessoas acessam 40% menos empregos por causa do trânsito ruim. No Rio, essa taxa é de 35% e em Brasília, 25%. 

ANÚNCIO

Essa dificuldade afeta de forma diferente ricos e pobres. Em São Paulo, as pessoas de alta renda não alcançam 20% das vagas, já as de baixa renda esse índice se aproxima de 60%. 

O responsável pelo estudo, Rafael Pereira, explica que as pessoas mais ricas já moram perto dos centros, enquanto as mais pobres precisam percorrer uma grande distância. 

Essas informações são importantes para rever a forma como o transporte é pensado no Brasil, segundo o pesquisador. 

Goiânia, Campo Grande e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, são as cidades que têm o acesso ao emprego menos afetado pelo trânsito ruim. 
Geral Brasília 29/09/2023 – 16:47 Paula Castro / Alessandra Esteves Gabriel Brum – Repórter Rádio Nacional Emprego Trânsito pesquisa Ipea sexta-feira, 29 Setembro, 2023 – 16:47 1:52

Gostou? Compartilhe
Continue lendo

Alta